Pular para o conteúdo principal

Lançamento da Exposição Goeldi & Dostoievski

O que?
Lançamento da Exposição Goeldi & Dostoievski
Quando?
12 de janeiro de 2019, às 18h (visitação de 13 de janeiro a 24 de março de 2019, das 9h às 21h, de terça-feira a domingo)
Onde?
CAIXA Cultural, SBS


Algumas palavras dos organizadores
Gravuras de Goeldi ilustram o universo da literatura de Dostoiévski
A CAIXA Cultural Brasília, apresenta de 12 de janeiro a 24 de março de 2019 na galeria vitrine, a mostra “Goeldi e Dostoiévski”,que reúne 94 ilustrações de Oswaldo Goeldi produzidas para quatro livros do escritor russo Fiódor Dostoievski. Além das gravuras e desenhos a mostra exibirá os livros originais ilustrados pelo artista.
As 94 obras de Oswaldo Goeldi ilustraram os livros “Humilhados e ofendidos”, “Memórias do subsolo”, “O idiota” e “Recordações da casa dos mortos”, de Dostoiévski, a pedido da editora José Olympio, entre os anos de 1944 e 1953.
As ilustrações são consideradas uma contribuição importante para a iconografia do escritor russo. Nelas, Goeldi soube capturar e sublinhar a essência de cada romance e, com traços sucintos, retratar o cotidiano dos personagens descritos. As obras de Dostoiévski ilustradas por Goeldi foram publicadas apenas na Rússia.
 “Oswaldo Goeldi conseguiu expressar a relação peculiar entre suas ilustrações e o texto do autor russo. Muitos críticos já apontaram para o fato de que Dostoiévski capta a psique humana em seus momentos de crise, e é nisso que Goeldi nos proporciona com seus desenhos predominantes densos e soturnos. Seu mundo branco e preto se funde com a visão dostoievskiana do homem vivendo no submundo e no ápice da tortura”, explica a curadora Lani Goeldi.

Maiores informações clique aqui!

Olha o + popular por aqui!

Bloco Pequila - La Vida es un Carnaval

34ª Calouradas Populares de Artes Cênicas - Sexta-Feira da Paixão